fbpx
  • (19) 3429-1199
  • Estr. Vicente Bellini - Conceição, Piracicaba - SP, 13427-230
guia-dos-chas
  • by AH! Natu

As festas de final de ano, normalmente, são sinônimos de alguns excessos na alimentação, como o consumo de bebidas alcoólicas e preparações mais salgadas ou doces, o que leva a um maior inchaço: sinal de que o corpo está sobrecarregado! É importante saber que está tudo bem incluir algumas exceções no dia a dia, inclusive em ocasiões que só acontecem uma vez por ano, como Natal e Ano-novo, assim, aproveitando o momento da melhor forma possível. Depois, basta voltar para a sua rotina de bons hábitos alimentares e da prática de exercício físico, com equilíbrio, pois o seu corpo é inteligente e irá, por conta própria, encarregar-se de lidar com os seus excessos.

Mas dá para otimizar esse processo? Sim! Apesar do processo de eliminação de toxinas, ou detoxificação, ocorrer de forma natural, existem algumas estratégias que auxiliam a otimizá-lo, além de reduzir os sintomas relacionados a essa sobrecarga, como a retenção de líquidos! Uma das formas mais eficazes e práticas de incluí-lo na rotina é o consumo de chás.

Guia de Chás – Auxiliando no detox do corpo após as festas Os chás possuem efeito terapêutico, transmitindo a força da natureza para o cuidado integrado da sua saúde! Com diversas ações, podemos destacar o apoio natural ao processo de detoxificação, efeitos antioxidante e anti-inflamatório, além de amenização dos sintomas associados ao excesso de toxinas! Confira, a seguir, algumas opções para você incluir na sua rotina pós-festas, junto a uma alimentação equilibrada e exercícios físicos:

cha-de-hibisco

– Chá de hibisco (Hibiscus sabdariffa L.) – Pertencente à família Malvaceae, é amplamente cultivado em muitos países. Esta planta é rica em fitoquímicos como antocianinas, quercetina e ácidos orgânicos, assim, tendo uma enorme perspectiva para usos terapêuticos.O hibisco, poderoso diurético e antioxidante, exerce também efeito anti-inflamatório. A quercetina é um dos fitoquímicos responsáveis pela eliminação do excesso de líquidos através da urina, amenizando o inchaço. Prepare a infusão normalmente e aproveite para experimentá-lo gelado!

– Chá de gengibre (Zingiber officinale R.) – O gengibre tem origem asiática e contém alta concentração de compostos, como gingerol, shogaol e zingerone, que são responsáveis pelos seus efeitos anti-inflamatório e antioxidante, contribuindo para otimizar a detoxificação hepática. Ele ainda auxilia naquele up no metabolismo, por conta de seu efeito termogênico, contribuindo para a queima de gorduras. A melhor forma de prepará-lo é a partir da decocção (ferver a água junto ao gengibre). Fica delicioso gelado e misturado com outras especiarias e ervas.

cha-de-cavalinha

– Chá de cavalinha (Equisetum arvense L) – Um poderoso diurético natural, rico em fitoquímicos como flavonoides, taninos, equisetonina e ácido gálico atua em sinergia para apoiar de forma natural a eliminação de líquidos e a circulação sanguínea.

– Chá de cúrcuma (Curcuma longa) – A cúrcuma é um rizoma de origem asiática que possui elevada concentração de um fitoquímico chamado curcumina, responsável pela cor amarela desta especiaria e, inclusive, pelo apoio à detoxificação, induzindo à síntese de enzimas que atuam nas etapas desse processo, além de promover ação antioxidante e anti-inflamatória. A melhor forma de prepará-lo é a partir da decocção.

– Chá-verde (Camellia sinensis) – Um chá originado da China e que ganhou o restante do mundo devido aos seus efeitos benéficos à saúde! Um dos seus principais fitoquímicos é a epigalocatequina-3-galato, que promove ação anti-inflamatória e antioxidante, sendo aliado da perda de peso e apoiando a detoxificação, também por estimular enzimas que estão relacionadas com este processo. A infusão das suas folhas é a melhor forma de consumi-lo, podendo ser resfriado e consumido gelado.

meu cha detox gold

Dica extra AH! Natu – Aproveite para incluir na sua rotina o blend Meu Chá Detox Gold, que combina algumas das ervas e especiarias listadas acima, que irão auxiliar no equilíbrio do seu organismo, apoiando de forma natural a detoxificação. Conheça mais dando play no vídeo!

 

REFERÊNCIAS: RIAZ, G.; CHOPRA, R. A review on phytochemistry and therapeutic uses of Hibiscus sabdariffa L. Biomedicine & Pharmacotherapy, v. 102, p. 575-586, 2018. PASTORIZA, S. et al. Healthy properties of green and white teas: an update. Food & Function, v. 8, n. 8, p. 2650-2662, 2017. CHU, C. et al. Green Tea Extracts Epigallocatechin-3-gallate for Different Treatments. BioMed Research International, v. 2017, 2017. SAAD, G. A. et al. Fitoterapia Contemporânea: Técnica e Ciência na prática Clínica. 2. ed. São Paulo: Editora Guanabara Koogan LTDA. 2016. KOCAADAM, B.; ŞANLIER, N. Curcumin, an active component of turmeric (Curcuma longa), and its effects on health. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017 MAO, Q.Q. et al. Bioactive compounds and bioactivities of ginger (zingiber officinale roscoe). Foods, v.8, n.185, 2019. PALLAG, A. et al. Equisetum arvense L. Extract Induces Antibacterial Activity and Modulates Oxidative Stress, Inflammation, and Apoptosis in Endothelial Vascular Cells Exposed to Hyperosmotic Stress. Oxid Med Cell Longev., 2018.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *