fbpx
  • (19) 3429-1199
  • Estr. Vicente Bellini - Conceição, Piracicaba - SP, 13427-230
saúde mental
  • by AH! Natu

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. Este dia foi eleito para simbolizar a luta histórica das mulheres em busca de direitos igualitários entre os gêneros. Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, envolve também toda a luta feminina contra todas as desigualdades e violências motivadas pelo gênero.

Atualmente, celebrar o dia da mulher se agrega de muitos outros significados, como a autoaceitação, a autoconfiança, o autoamor, o autocuidado e a autoestima, elementos que são fundamentais para promover a saúde feminina em todos os seus aspectos: física, mental, psicossocial, etc. Por isso, para este mês da mulher, trouxemos 5 dicas de autocuidado para motivar essa conexão da mulher consigo mesma, em busca de seu bem-estar e da autoestima através da autoaceitação. Confira!

1. Autocontrole é focar no que você pode controlar

Muitas vezes sofremos por coisas que estão fora do nosso controle e gastamos com elas muita energia. O ideal é redirecionar essa energia de maneira inteligente e focar em coisas que estão, de fato, sob o seu controle. Então, por mais que seja difícil, evite preocupar-se demais e sofrer com coisas que não pode resolver ou que não estão ao seu alcance mudar. Dedique seus esforços a solucionar o que consegue.

2. Pratique exercícios, gaste energia

A prática regular de atividades físicas promove diversos benefícios à saúde e é, reconhecidamente, uma boa atitude para promover o equilíbrio do corpo, auxiliar no alívio da ansiedade e do estresse, além de auxiliar na qualidade de vida e longevidade. Portanto, dentro das práticas de autocuidado, inserir uma atividade física que você goste, ajuda a aliviar a tensão, cuida do corpo e da mente. Busque orientação profissional e alguma coisa que traga satisfação e adote como um hábito.

3. Alimentação equilibrada

Outro ponto-chave do autocuidado é a alimentação, que deve ser balanceada e equilibrada. Evite excessos, especialmente de produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares e sódio. Priorize alimentos mais saudáveis, frescos e naturais, pois a nutrição é uma parte fundamental do equilíbrio entre a saúde física e mental.

4. Cuide das suas emoções

Ao longo dos dias, experimentamos diversas emoções, sejam elas positivas ou nem tanto, apenas acolha e cuide delas. Essa é uma excelente forma de cuidar de si mesma, aceitar e entender que está tudo bem não estar bem sempre, que é normal não se sentir feliz e satisfeita o tempo todo e que também é natural passar por esses sentimentos, vivenciá-los e superá-los de forma saudável e positiva para você.

5. Converse

Outra questão de autocuidado muito importante é conversar, colocar para fora o que tem dentro de si, sejam sentimentos, aprendizagens, conhecimentos, todos os assuntos são válidos. Além das conversas promoverem uma socialização, o que é importante para a saúde psicossocial, também te ajuda a transmitir e absorver novos conhecimentos. Então, conversar também faz parte do autocuidado, com a família, os amigos, profissionais de saúde, expresse-se.

AH! Natu acredita no poder da mulher para conquistar e ocupar todos os espaços que deseja e que lhe são de direito e estamos aqui para te apoiar nessa jornada, através de produtos inspirados na natureza e que ajudam a trazer mais equilíbrio e bem-estar para o seu dia a dia, para complementar esse seu momento de autocuidado, de autoamor. Um feliz Mês da Mulher e conte com a gente.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *