fbpx
  • (19) 3429-1199
  • Estr. Vicente Bellini - Conceição, Piracicaba - SP, 13427-230
envelhecimento saudável
  • by AH! Natu

Estamos envelhecendo desde o dia do nosso nascimento! Afinal este é um processo inerente e natural do ser humano. Mas nem todos os indivíduos possuem a mesma progressão da senescência: o ideal é que o envelhecimento cronológico seja compatível com o biológico, o que, então, é considerado um envelhecimento saudável!

Porém diversos fatores, como o estilo de vida, podem promover uma degeneração orgânica acelerada, principalmente a partir do estímulo da produção de radicais livres, que se expressa em alterações metabólicas e fisiológicas, promovendo, assim, o desencadeamento de diversas doenças crônicas, sinais cutâneos de envelhecimento e outras alterações.

A nutrição é uma importante aliada para promover a longevidade saudável, nesse sentido, atuando por meio de um padrão alimentar adequado com a suplementação de compostos específicos e eficazes para o cuidado integrado do indivíduo, como a coenzima Q10.

envelhecimento saudável

Coenzima Q10 – O que é?
A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é uma substância naturalmente produzida no organismo e também é encontrada em alguns alimentos, como a sardinha {uma das principais fontes}. Ela é considerada essencial para a produção de energia, por atuar nas mitocôndrias, participando da síntese de ATP, mas, também, possui um potente efeito antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, esse composto é essencial para a homeostase do organismo e, inclusive, para a promoção de uma longevidade mais saudável.

E é aí que está a contradição, já que à medida que o envelhecimento avança, nosso corpo perde a capacidade de produzir de forma eficiente a coenzima Q10 e, assim, os sintomas de sua deficiência passam a surgir de forma mais intensa, como enxaqueca, fadiga, fibromialgia, problemas oculares, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares e outros. Mas a sua suplementação é uma excelente alternativa para aumentar as concentrações desta substância no corpo.

O que a ciência diz sobre a suplementação de Coenzima Q10? A suplementação com a coenzima Q10 é eficaz em diversos quadros. Segundo Akbari et al. (2020), suplementá-la promove redução de diversos marcadores relacionados ao estresse oxidativo, diretamente associado com a longevidade. Zhang et al. (2017) observaram, em seu estudo clínico randomizado, controlado e duplo-cego, que o grupo suplementado com este composto teve redução da pressão arterial, aumento da capacidade antioxidante total sérica e redução de parâmetros lipídicos.

Para uma ação efetiva, no entanto, é importante escolher suplementos de qualidade e com alta biodisponibilidade, assim como a CoQ10 Ubiqsome Phytosome®! Um suplemento de coenzima Q10 na forma mais biodisponível (Ubiquisome®), que vem em cápsulas softgel e com tecnologia diferenciada Phytosome®, permitindo maior absorção, biodisponibilidade e eficácia do ativo, em uma dosagem diária menor. O cuidado da natureza, que inspira a AH! Natu, para a sua saúde!

REFERÊNCIAS
AKBARI, A. et al. Coenzyme Q10 supplementation and oxidative stress parameters: a systematic review and meta-analysis of clinical trials. Eur J Clin Pharmacol, 2020.

ABDULLAH, A. et al. Antioxidant Modulation of mTOR and Sirtuin Pathways in Age-Related Neurodegenerative Diseases. Mol Neurobiolol., 2020.

ZHANG, P. et al. Treatment of Coenzyme Q10 for 24 Weeks Improves Lipid and Glycemic Profile in Dyslipidemic Individuals. J Clin Lipidol, v.12, n.2, p.417-427, 2017.

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *